Bem-vindos futuros servidores públicos!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Exercícios para prova da PF.

Bom dia futuros servidores públicos!!!

Como bem sabemos o concurso para Polícia Federal está quase saindo do forno. A banca já foi definida e será o CESPE.
Nada mais justo então, que comecemos os treinamentos para tal prova.


Vamos para os exercícios:

1.       (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Quando o veto presidencial abarcar todo o projeto de lei, o Congresso Nacional não poderá promover a rejeição parcial desse veto.
Errado. Uma vez vetado, o projeto de lei será encaminhado ao Presidente do Senado Federal com as razões do veto em 48 horas. Após isso, a parte vetada é apreciada pelo Congresso Nacional em 30 dias, não importando se o veto foi total ou parcial. 
Assim como existe o veto total e o parcial, a derrubada do veto também pode ser total ou parcial. Dessa forma, caso o veto tenha sido total, o Congresso Nacional pode derrubar apenas parte do veto.
2.       (CESPE/AJAA - TRT 5ª/2009) O presidente da República tem iniciativa privativa para apresentação de projeto de lei que vise à concessão de isenção tributária de taxa judicial.
Errado. Essa matéria é reservada ao poder judiciário. Lembrando que as competências privativas do Presidente estão previstas no art. 61 da CF.
3.       (CESPE/AJAA - TRT 5ª/2009) Prescinde de sanção do presidente da República emenda constitucional que tenha sido regularmente aprovada no Congresso Nacional.
Certo. A emenda constitucional não sofre sanção ou veto do Presidente da República e é promulgada pelas mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
4.   (CESPE/AJAJ - TRT 5ª/2009) A CF veda expressamente a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
Certo. Trata-se de irrepetibilidade absoluta prevista expressamente no art. 62, § 10 ”É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.”
Lembre-se que a irrepetibilidade é absoluta também para a PEC rejeitada ou prejudicada e é relativa para os projetos de lei rejeitados, que podem ser repetidos caso tenham aprovação da maioria absoluta de qualquer das Casas do Congresso Nacional.


Grande abraço e bons estudos!
Roberto Troncoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário