Bem-vindos futuros servidores públicos!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Como tornar seu estudo mais eficiente


Olá, futuros servidores públicos!
Inauguramos hoje uma nova fase do nosso contato eletrônico. Estarei muito mais próximo de vocês, seja tirando dúvidas, resolvendo exercícios, postando material para mantê-los motivados e dando valiosas dicas de como turbinar seus estudos. Tudo em prol da sua realização! Vocês perceberão que, a partir de hoje poderemos interagir muito mais por este canal e pelo meu perfil no twitter. Fiquem ligados!
COMO TORNAR SEU ESTUDO MAIS EFICIENTE
A grande maioria das pessoas não busca maneiras de se melhorar ou de melhorar seu método de estudo. Assim, elas se esquecem de que, se continuamos a ter sempre as mesmas ações, vamos obter sempre os mesmos resultados...
“Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando obter resultados diferentes” (Albert Einstein)
Eu sei que é difícil sair da nossa zona de conforto. Mas é necessário que façamos isso! Antes de continuar, assista a esse vídeo. Dura 6 minutos. http://www.youtube.com/watch?v=qZIPGfzhzvM.

Gostaram do vídeo? Muitas pessoas estudam para concursos públicos por dois, três, quatro anos e não passam. Você sabe por quê? Será que essas pessoas não são inteligentes?
Eu garanto que elas são inteligentes sim! E muito! Mas talvez o método de estudo dessas pessoas não esteja sendo tão eficiente quanto poderia. Vou dar algumas dicas para melhorar a qualidade do seu estudo. Esse método funcionou até agora para mim e para TODOS os meus alunos que estudaram dessa forma, sem exceções. Espero que ajude você também.
1.   Coloque todo o seu conhecimento em apenas um lugar: no seu caderno (ou mapa mental).
Tudo o que você aprender nas aulas presenciais, coloque no caderno. Tudo o que você ler nos livros e for importante, coloque no caderno. Todos os exercícios que você fizer e que a informação não esteja no caderno, coloque lá. Até mesmo as aulas on-line, coloque tudo no seu caderno (ou mapa mental).
Com o tempo, seu caderno vai ficar bastante completo e a informação estará do seu jeito, com as suas palavras e com a sua cara.
2.   Se for estudar pelo livro, leia-o apenas UMA vez e coloque a informação no seu caderno.
É muito pouco produtivo ficar lendo ou revisando em livros. 100 páginas de livro correspondem, em média a 10 de caderno. E é muito mais rápido ler 10 páginas escritas do seu jeito do que 100 páginas de linguagem rebuscada.
3.   REVISE todo o seu caderno periodicamente (no mínimo três vezes por mês, ou seja, a cada 10 dias).
O conhecimento é como um objeto colocado na superfície da água: ele vai caindo devagar em direção ao fundo. Se aprendermos alguma coisa nova e nunca mais usarmos esse conhecimento, nosso cérebro entende que aquilo não é importante e descarta a informação. Dessa forma, devemos então mesclar o estudo de novas matérias com as revisões do que já foi estudado de forma a sempre deixar nosso conhecimento na superfície e não deixarmos que ele afunde.
Por isso, a revisão periódica é FUNDAMENTAL! É aqui que você realmente aprende e fortalece sua rede neural, fixando o conhecimento no cérebro. Se você deixar para revisar na última hora, não vai adiantar nada.
É exatamente assim que eu estudo: Aprendendo coisas novas, fazendo muitos exercícios das mais variadas bancas e SEMPRE revisando o que eu já aprendi. E, para que o estudo seja eficiente, devemos ter uma forma ágil de resgatar e revisar a informação: o caderno ou o mapa mental.
Abraços a todos e bons estudos!
Roberto Troncoso

2 comentários:

  1. Adorei!! Já estou com o meu caderno, mas faltava a revisão periódica!! Já vou começar hoje mesmo!!
    Valeu Roberto!!
    Abç.,
    Érica :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostei do vídeo, gostei das dicas. Continue compartilhando seus métodos de estudos conosco. Comecei a ler seu blog essa semana, e digo que esse vídeo me ajudou a resgatar a certeza que eu tinha da conquista, que ultimamente estava se tornando dúvida.
    Valeu!

    ResponderExcluir