Bem-vindos futuros servidores públicos!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Questão comentada CESPE

1.     Boa tarde, futuros servidores públicos!!!  
       Vamos para mais uma questão comentada do Cespe? 
       Lembrem-se de cadastrar seu email para receber mais exercícios. (primeira janela a direita)
    (CESPE/IPEA-Técnico de Planejamento e Pesquisa – Área de Especialização: Estado, Instituições e Democracia/2008) A democracia brasileira caracteriza-se pela coexistência da democracia representativa e da democracia participativa, emanando todo o poder do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes.
Certo. A Democracia brasileira é do tipo semidireta ou participativa: é um misto da democracia direta e da indireta. Nela, o povo elege os representantes e estes elaboram as políticas públicas. No entanto, existem mecanismos para que o povo também participe dessa elaboração. Assim, a regra é participação indireta, combinada com alguns meios de exercício direto do povo. Esse é o modelo adotado pelo Brasil. Confira o art. 1º parágrafo único da CF: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Bons estudos!

Roberto Troncoso.

2 comentários:

  1. Fala sério: essa redação tá horrível. Se a dem. participativa é um misto, não é a melhor forma dizer que ela convive com as partes, muitos embora pela lógica formal esteja correta. Engenharia de Enunciados...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo... Infelizmente, os examinadores não são tãããão precisos assim e acabam trocando os pés pelas mãos. Felizmente, nesse item, dava pra salvar e acertar sem maiores problemas.

    ResponderExcluir